SEM é Praticamente todas as pessoas que usam
internet utilizam ferramentas de busca como o Google, quando quer
encontrar alguma informação. Basta escrever a palavra (ou palavras) que se
procura, clicar em pesquisar e pronto: você recebe uma lista com vários
links relacionados com as palavras que pesquisou. Search Engine Marketing
(Marketing de Otimização em Buscadores) são as estratégias de Marketing via Ferramenta de Busca. Ele é
baseado na palavra-chave, a pessoa procura por “turismo” e recebe a lista de links relacionados. Ele
pode procurar também por “viagens”, “pontos turísticos” ou “dicas de turismo”.
A lista pode ser infinita, por isto a
importância da palavra-chave no search engine marketing.
Atualmente tem-se falado muito em SEO e SEM,
utilizados para colocar seu site na primeira página de buscadores da web (google,
bing e yahoo, etc), os mais
famosos mecanismos de divulgação além de oferecerem a inclusão paga, onde o
webmaster/assinante paga pela simples exibição do anuncio no buscador,
oferecem também o PPC (Pay
Per Click – Pagamento Por Clique)
onde você só pagará quando seu anuncio for clicado. Sendo muito visado
atualmente o PPC funciona como uma espécie de leilão virtual onde os
assinantes criam campanhas e
disputam a melhor colocação no site.
Todo empresário que almeja expandir
os negócios para aumentar, de uma forma geral, seus rendimentos, procura o
profissional de TI (Tecnologia da Informação). Este pode ser um designer, web
designer, web master ou mesmo um profissional ou empresa
qualificada em SEO(search engine optimization) e SEM (search engine
marketing). Através destas técnicas é que a loja virtual de uma empresa aparece
nas SERPs (são as páginas de resultado de pesquisa em sites como Google, Bing e
Yahoo), aumentando assim a probabilidade de vendas na internet.
SEO trata-se de técnicas as quais
visam aumentar a notoriedade de uma página web nos sites de busca, tais como
Bing, Yahoo e, principalmente, o Google. Por exemplo, se uma loja virtual vende
roupas na internet, através destas técnicas esta loja poderá aparecer nas
primeiras páginas de resultado de
pesquisas orgânicas dos sites de busca para palavras tais como
roupa, camisetas, calças, bermudas, entre outras dependendo do ramo da empresa.
SEO e SEM praticamente trabalham em
conjunto e ao mesmo tempo em direções opostas, SEO bem trabalhado te trás
resultados orgânicos e sem custo, já o SEM também tem que ser bem trabalhado
principalmente nas palavras chaves, também te trás resultados satisfatório a
onde você praticamente compra seu tráfego chamados de links patrocinados, mas
tem um custo para isso. O serviço de SEM tem como função principal a fixação da
imagem e marca da empresa, pois usa de apelo visual, através de imagens e
animações, para exibição de produto ou campanha da empresa.
É fato que, para qualquer empresa,
os mecanismos de busca são essenciais para uma boa divulgação e para criar uma
estratégia de marketing. Enquanto SEO é uma disciplina bem conhecida para
obtenção de visitantes e melhoria do posicionamento, muitas empresas sequer
ouviram falar em SEM e podem estar se perguntando qual a diferença para o SEO e
como podem usá-lo para obter resultados em seus negócios.
SEM, em poucas palavras, é relacionado à publicidade
paga nos mecanismos de busca. Quando alguém paga ao Google para seu site
aparecer quando uma pessoa buscar por determinada palavra-chave é um exemplo de
SEM. São estes resultados que aparecem na primeira página do buscador e
geralmente estão destacados, como na figura a seguir.
Como as pessoas que acessam a internet estão se proliferando
de forma dinâmica, a extensão do marketing on-line ou internet também está na
caminhada em conformidade. De grandes empresas corporativas para pequenas
empresas, o estabelecimento compreender a importância do marketing on-line que
tende a subir de demanda por SEO e SEM perito. No entanto, a entrevista realizada para trabalhos de
SEO é parece ser muito confundido como na maioria das vezes compreende várias
questões desafiadoras que prova a sua capacidade de raciocínio, lógica,
habilidades de resolução de problemas e pensamento criativo.
Concluindo, você empresário deve se conscientizar que necessita de SEO e SEM para sua empresa. Caso ache que ainda é cedo, seu
concorrente agradece! Pense nisso! Agora veja algumas dicas,
bem motivacional. Deve-se investir nos dois. Porém, para uma empresa
iniciando seus negócios online é necessário investir primeiro em SEM, com os
links patrocinados. Assim, quando o site ou e-commerce da empresa ganhar
“força” na internet, já pode pensar em iniciar as atividades com campanhas de
display e otimização de site. O SEO de começo não é recomendado.
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