quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Marketing Digital, auto valor na intarnet.



Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e outros meios digitais, é o nome dado a um conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas através da rede mundial de computadores para promoção, comunicação e comercialização de produtos e serviços. Também pode ser utilizado para a promoção de profissionais e personalidades. Envolve desde o projeto inicial, definição de estratégias, de nichos e públicos alvos, pesquisa de mercado, passando pela administração do relacionamento com internautas, processos de comunicação, geração de valor, e incluindo as etapas de venda e pós-venda, sempre com o objetivo de otimizar e maximizar os resultados.

Um exemplo de sucesso é o Facebook que conquistou rapidamente o público, em pouco tempo ultrapassou os concorrentes, a chave foi a simplicidade, a rapidez de execução e a liberdade que o usuário tem ao manusear as suas funções. O uso da rede fez tanto sucesso, que as empresas passaram a investir na criação de um ambiente de comunicação com o cliente, permitindo que as empresas tenham uma página de negócios por meio das Fan Pages.

Hoje o marketing Digital é indispensável para qualquer negócio que queira obter sucesso, tanto  online como off line, o marketing digital é o uso das estratégia de marketing aplicadas a Internet para atingir determinados objetivos de uma pessoa ou organização.
Um dos fatores fundamentais para a aquisição de confiança por parte do consumidor para adquiri um produto que você promove, é quando a empresa ou mesmo você conquista autoridade para indicar determinado produto. Novas mídias, novas formas de comunicação, novas experiências com o consumidor, agora denominado de consumidor digital.
O marketing digital é um aliado muito forte. Através da internet, é possível encontrar grupos de consumidores em potencial, que se agrupam em comunidades e redes sociais e podem ser segmentados. Conhecer o negócio, nesta definição, não é apenas desenvolver um site e colocá-lo para funcionar, mas mapear os consumidores na internet, conhecer as redes das quais eles fazem parte e obter o maior número possível de informações para que a sua divulgação tenha o resultado pretendido.

Quando falamos em marketing digital logo vem à cabeça um monte de técnicas de difícil compreensão, ou os links patrocinados, entre outras mais comuns. Existem de fato ferramentas dentro do marketing digital que são mais complexas de utilizar e entender do que outras, neste artigo vamos apresentar alguns conceitos para que empreendedor tenha ciência das ferramentas e técnicas mais comuns dentro do universo do marketing digital.

Marketing de Conteúdo

Hoje talvez seja a técnica mais importante porque dela emanam ações decisivas que o usuário possa tomar. Utilizando informações relevantes, o empresário com certeza terá retorno seja pela conversão, pelo diálogo com pessoas interessadas, por comunidades criadas ou sugestões /críticas. Quer dizer que utilizando corretamente este tópico, conseguirá estabelecer laços com seus clientes e obter informações valiosíssimas para tomadas de outras decisões.

Marketing Viral

Como a palavra bem define, é uma forma mais rápida e agressiva de passar uma informação, como se fosse um vírus espalhado em organismos. São utilizadas técnicas de comunicação de autopropaganda, que atinjam o público de maneira assustadora, como uma epidemia infectando outras pessoas.



SEM (Search Engine Marketing)

Trata-se de técnicas de inserção de links pagos ou patrocinados em motores de busca, como é o caso do Google Adwords, Yahoo e Bin. Aqui existe uma comercialização de links, por meio de leilão de palavras chave que se define um espaço reservado a quem melhor pagar ou tiver melhor índice de qualidade de anúncios, a fim de conseguir maior tráfego de um determinado site ou blog (link). Embora tenha um custo, se as campanhas forem bem elaboradas, o retorno é garantido. O SEM abrange também todo tipo de negociação de links que poderá ser em formato de texto, vídeo, fotos ou outros, mas que mantenham este tipo de comportamento.

E-Advertising

Similar ao SEM, consiste em integrar os links dos anunciantes (acompanhado por textos atrativos) em páginas web, com conteúdos relacionados, permitindo uma segmentação aprimorada, ao invés de estar atrelado a um mecanismo de busca. Como estamos na era do marketing de conteúdo, esta técnica muitas vezes poderá ser mais eficaz.

Redes Sociais

Juntamente com o conteúdo, as redes sociais são o meio mais efetivo para ativar outros tipos de técnicas de marketing digital, uma delas é o marketing viral por exemplo. As redes sociais funcionam como canais para divulgação e informação de produtos e serviços, com interação dos usuários, o que resulta em dados altamente importantes para ações tanto de marketing como de redefinição. Chegaram para revolucionar a maneira de pensar e agir do consumidor, uma vez que pode opinar reclamar, sugerir e cobrar ações das empresas. É uma forte aliada no contexto das ações no marketing digital.

SEO (Search Engine Otimization)

Finalmente temos o SEO, que são técnica onpage e offpage para alavancar o ranking nos motores de busca de uma forma orgânica, ou seja, sem custos para os sites.



E-mail Marketing

Ainda é uma técnica importante para divulgação de produtos e serviços, embora em escala menor de aceitação, esta ferramenta vai tomando formas diferentes com o passar do tempo para a aprovação do público. Diferente do Spam, o e-mail marketing poderá ser descartado se assim for a vontade do remetente.

Monitoramento e análise das métricas

Toda ação tem uma reação e o monitoramento é uma peça imprescindível para o sucesso do nosso marketing digital. Tudo deverá ser mensurado, porque tudo é mensurável no marketing digital e o ROI (Return on investment) é o foco principal.
Existem muitos programas que auxiliam nesta tarefa, um deles é, senão o mais popular, o Google Analytics. É uma ferramenta poderosa que mostra como o seu fã ou usuário chega até você, estudando tudo o que você dispõe no seu site como: conteúdo, resultados de campanhas pagas, engajamento, novas visitas, etc.; trazendo assim comportamentos e atitudes que podem tornar-se armas mais eficazes para suas estratégias e ações de marketing.

Agora que você já conhece algumas técnicas do marketing digital trace um planejamento para o seu site, utilize ferramentas grátis, existem várias no mercado se não puder investir nisso agora, faça ações e monitore. Teste e veja o que acontece, as possibilidades do marketing digital estão abertas para todos!

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